NOSSO CAMINHO
Um sonho, que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade.*
Nossa escola nasceu do impulso de um grupo de mães e pais que, em 2012, passou a sonhar com um Ensino Fundamental antroposófico nesta região de São Paulo. Encantados com a pedagogia antroposófica vivenciada no Quintal do João Menino, surgiu a vontade da construção de uma comunidade viva e pulsante ao redor desse propósito de educação.
Do tecer dos encontros desse grupo, nasceu, em 2013, a Associação Aicó. Aicó, em tupi-guarani, significa SER. Enxergamos, pela Antroposofia, a possibilidade de realizar um ideal de educação e um ideal social. A semente dessa escola nasce impulsionada pela força libertadora que abre espaço para que as crianças possam vir a ser, em sua individualidade e diversidade, potência e consciência, aquilo que desejarem, construindo seu próprio caminho.
Aicó gestou o sonho e trabalhou por dois anos para abrir as portas da escola para a chegada das crianças no dia 12 de fevereiro de 2014. Como associação fundadora e mantenedora, Aicó é a responsável legal pela escola e foi quem colocou a semente de Areté na terra, convidando mais e mais pessoas a estarem de mãos dadas, conectadas ao sonho, trabalhando para manter viva a essência dessa semente, que existe para abraçar as crianças em seu desenvolvimento.
* Epígrafe do convite para o primeiro encontro sobre o desejo de fundar uma nova escola antroposófica na Vila Madalena, que aconteceu em 29.02.2012
Foto: Picnic realizado em agosto de 2013 para contar ao mundo que Areté iria nascer, e que reuniu perto de 300 pessoas ao redor do sonho.
Desde sua gestação e fundação, sonhamos e trabalhamos, dia após dia, por uma escola que:
• Tem a ANTROPOSOFIA como fundamento;
• RESPEITA O TEMPO, honrando o ritmo dos indivíduos
e da vida;
• Proporciona UMA VIVÊNCIA COMUNITÁRIA, convidando todos a serem parte do processo;
• Se relaciona COM A CULTURA DA TERRA EM QUE VIVEMOS:
Brasil, São Paulo, Vila Madalena;
• Valoriza O FAZER DAS MÃOS, os saberes concretos do cotidiano;
• Busca refletir e agir COM CONSISTÊNCIA E COERÊNCIA;
• É aberta ao diálogo e ao desafio do RESPEITO À DIVERSIDADE E AO EXERCÍCIO DA LIBERDADE;
• ENXERGA NA COCRIAÇÃO um caminho para
a fraternidade e a confiança como eixos das dinâmicas sociais.
O TRANÇADO DE ARETÉ
As crianças são o centro de Areté e ao redor delas estão o Colegiado de Professores, Funcionários, Famílias e Associação Aicó. Cada parte é responsável pela saúde de um âmbito de nossa escola e é composta por pessoas comprometidas com o propósito de formar seres humanos livres, atuantes e capazes de lidar com as questões sociais de seu tempo e entorno. Ao engajar diversos pontos de vista, ampliamos possibilidades e soluções.
Dizemos que, ao fazer parte de Areté, estamos dando as mãos aos princípios antroposóficos porque a escola deve estar permeada, em todos os âmbitos, pelo olhar pedagógico. Afinal, é ele quem vai colocar as crianças ao centro em todas as reflexões, decisões e ações que tomarmos.
No trabalho de "fiar com" descobrimos
a potência do encontro para o aprendizado e crescimento individual e coletivo, fundamentais para o desenvolvimento de um tecido social fraterno, igualitário e livre.
AS COMISSÕES DE TRABALHO
Idealmente formadas por professores, mães, pais e membros da Associação Aicó, cada comissão de trabalho identifica, trabalha e soluciona questões e necessidades específicas, criando processos que tragam uma melhor fluência para o dia a dia da escola.
O trabalho nas comissões é voluntário, mas exige comprometimento. A participação efetiva de cada membro é fundamental. Ter um ritmo de encontros, participar da construção de sentido e das tarefas é muito importante para a realização dos objetivos que cada comissão define.
A existência das comissões em nosso modelo de gestão é um convite à corresponsabilidade e favorece a saúde financeira de Areté, já que elas atuam sustentando fazeres essenciais no funcionamento da escola.
Fique atento! A cada início de ano, as comissões de Areté se abrem para acolher novos membros.