PEDAGOGIA ANTROPOSÓFICA
A Pedagogia Antroposófica educa para a vida em toda a sua essência, o que significa educar as mãos e os corações, para além de educar as cabeças.
É tarefa do educador propiciar o desenvolvimento integral e saudável da criança buscando revelar ao máximo suas potencialidades humanas.
A Pedagogia Antroposófica organiza os conteúdos curriculares buscando uma relação harmônica entre as dinâmicas internas de cada fase de desenvolvimento da criança e a ação pedagógica em si. Observa as questões latentes na criança, seus interesses e necessidades, transcendendo a mera transmissão de conhecimento.
O educador é um estudioso incessante do ser humano, tanto do homem genérico quanto de cada criança que está à sua frente, pedindo condução. O respeito pela singularidade de cada aluno, requer que o professor desenvolva um olhar individualizado que vai além da observação das dimensões física e cognitiva. Assim, ajuda a criança a encontrar sua forma de expressão no mundo, a florescer em seu tempo, de modo pleno e saudável.
Uma visão tão individualizada de cada criança pede que todos os adultos envolvidos em sua educação - pais e professores - formem um cálice em cujo centro estão as crianças. É importante que nesse cálice haja um olhar amoroso de toda a comunidade, haja coerência e vontade de realização. Assim, o jovem desenvolve algo precioso e raro em nossos tempos: a confiança em si e no outro.
Do ponto de vista metodológico, despertar o aluno para o conhecimento em suas dimensões cognitiva, afetiva e volitiva de acordo com o momento de sua biografia, possibilita que ele desenvolva integralmente seu
Pensar, Sentir e Querer, de forma que possa, na idade adulta, ser verdadeiramente livre para atuar no mundo com todo seu potencial.
UMA PEDAGOGIA
PERMEADA PELA ARTE
Desde a Educação Infantil e ao longo de toda a vida escolar, o fio condutor da prática pedagógica é a arte. A criança se expressa de maneira individual e podemos conhecê-la mais intimamente, descobrindo suas habilidades e dificuldades, por meio da arte que flui de suas mãos.
No Jardim, o ambiente envolve as crianças com beleza e delicadeza. A música e as imagens de histórias e contos de fadas alimentam os pequenos, criando um espaço interior de acolhimento. Os educadores oferecem atividades variadas, convidando as crianças a se expressarem com giz, aquarela e trabalhos manuais.
A partir dos 7 anos, a arte entra de forma estruturada no currículo. É esperado que a criança se dedique com empenho à execução artística, seja ela euritmia, poesia, música, pintura ou modelagem. A prática artística traz ao indivíduo a consciência de que realizar pede, além de inspiração e imaginação, muita dedicação e disciplina.
Como fio condutor de toda a atuação pedagógica na escola antroposófica, a arte tem um papel fundamental em todas as aulas, trocas, conceitos e experiências vividas no ambiente escolar.