EDUCAÇÃO INFANTIL
Aprender pela imitação
Enquanto cresce e conquista o andar, o falar e o pensar, a criança se entrega ao adulto e ao ambiente. A partir da confiança nesse adulto - que atua no mundo criativamente: tecendo, cozinhando, contando histórias, etc - a criança tem uma referência digna de imitação para a saúde do seu brincar. Cada gesto do educador é pleno de sentido, de presença e reverência, trazendo à criança a possibilidade de vivenciar os processos de forma completa (com início, meio e fim). Isso a preenche e a faz encontrar propósito e calma interior.
A educação infantil, na Escola Livre Areté, acontece em uma atmosfera de acolhimento, como a própria casa da criança. Formas orgânicas, materiais naturais e cores suaves expressam o cuidado presente tanto no ambiente interno (sala de aula), quanto no externo (pátio e entorno da escola).
O respirar das salas da educação infantil segue o respirar da natureza, num pulsar ritmado, conduzido pelos educadores, entre momentos de inspiração/concentração (histórias, trabalhos manuais, desenho, aquarela, preparação do alimento, euritmia) e expiração/descontração (brincar livre, sem direcionamento do adulto, dentro ou fora de sala).
Assim, num primeiro momento, de inspiração, a criança se ativa internamente. E num segundo momento,
ela se movimenta e se expressa, colocando todo seu universo interno no mundo. Por isso a não condução
das crianças pelos adultos nesse momento, que chamamos de brincar livre, é tão valiosa. Dessa maneira,
cada criança pode buscar a expressão e a elaboração do que recebeu, a partir das suas necessidades, sua singularidade e da sua forma.
É a partir do movimento que a criança conhece seu potencial, garantindo o desenvolvimento do seu corpo físico, emocional e psíquico. E assim, pode sentir o mundo, se relacionar com ele e com o outro.
Em Areté, os educadores auxiliam a criança a desenvolver autonomia estimulando-a a tirar e pôr o sapato, se alimentar, organizar seus pertences, etc. Ao fazer por si mesma, a criança reconhece seu potencial e amplia seu querer por novos desafios.
Tudo que se apresenta diante de uma criança deve ser digno de imitação.